Instituição Particular de Solidariedade Social
Com dinheiros deixados em testamento pelo Monsenhor Júlio Martins, residente na cidade de São Francisco (Estados Unidos da América), destinados à Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, para manutenção de uma comunidade das mesmas Irmãs, e com a parcela de terreno doada pela Junta de Freguesia de Ligares à dita congregação, foi construído um Centro Social, ao qual foi dado o nome de benemérito Monsenhor Martins.
No referido edifício é, desde o ano de 1982, exercido o Apostolado Paroquial e dá apoio a crianças, jovens e idosos da Freguesia de Ligares. A Congregação dá apoio a 65 crianças no Jardim de Infância. Atende 72 utentes e dá emprego a 19 funcionárias, quase todas residentes e naturais da Freguesia de Ligares.
Engloba duas Respostas Sociais:
Instituição Particular de Solidariedade Social
Tendo o Monsenhor Júlio Martins, conterrâneo de Ligares e residente nos Estados Unidos, deixado em Testamento uma verba em Dólares destinados à manutenção duma Comunidade das Irmãs Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, para trabalhar e cuidar das necessidades espirituais dos habitantes de Ligares e seus filhos.
Foi construído inicialmente o Jardim de Infância em Ligares, 18 Anos depois de Monsenhor Martins falecer, com dinheiro do Testamento que os sobrinhos de Monsenhor Martins foram doando, o Dr. Eduardo Emílio Martins, testamenteiro e a Dra. Maria Joaquina Martins mui digna Bem-Feitora desta casa, sempre garantiram a alimentação das crianças desde o princípio; esta a razão de nenhuma criança nunca pagar para o Jardim de Infância do Centro Social.
O Centro Social Monsenhor Martins foi inaugurado em 31 de Outubro de 1982 e em 15 de Junho de 1983 tínhamos ao nosso cuidado 66 crianças de todas as idades, inclusive, 9 e 10 Anos, as quais nunca tinham frequentado a Escola. Esta foi a nossa primeira tarefa, fazer diligências para que frequentassem a escola logo que chegassem à idade exigida e a partir de 1 Ano, todas as crianças tinham amparo escolar. De 0 a 6 Anos, Infantário e Infantil em nossa casa, de 6 Anos em diante, na Escola Primária e começamos a fazer diligências para que os de menos recursos pudessem frequentar o ciclo para o Secundário.
De 1983 a 1988 fomos ouvindo varias queixas de pessoas idosas que viviam sozinhos e esperavam ter atendimento como tinham as crianças.
À passagem ocasional do Exmº Senhor Dr. Adão Silva perguntou quais as necessidades do lugar e nós mencionamos que era poder tratar dos Idosos como tratamos das crianças, mas não temos possibilidade nem espaço para os receber. Ele prontificou que iamos fazer aqui aposentos para os idosos e este foi o princípio de ajuda aos idosos. Começando a ser IPSS em 1989, quando o Exmº. Senhor Dr. Adão estava a frente da Segurança Social de Bragança. Tivemos Lar, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, ATL, Jardim de Infância e Lactário, tudo apoiado pela Segurança Social.
A nossa equipa engloba: